História da ONG.

No ano de 2001, em uma reunião na casa da pedagoga e comissária de bordo Mônica Ursini, estavam Ricardo Ramos (Comissário de bordo), Magda Zulmira Scatena(Artista plástica), Arlene Gomes(Educadora Corporal em Artes e Educação), Wlamir Ursini (pedagogo), e Ivan Solda(comissário de bordo), ali foi fundado o Grupo Caminho do Sol, para trabalhar com crianças e adolescentes de escolas públicas, ensinando a arte de fotografia, teatro, dança, Inglês, reforço escolar, futebol, tênis, pintura, e xadrez.
No ano de 2002 começamos um trabalho na UME.Pedro II, aos sábados
teve a duração de 1 ano, finalizando o projeto na festa natalina, com os alunos ganhando do papai Noel alguns dos presentes sonhados…neste mesmo ano, participamos de torneios de xadrez escolar e futebol.

Wlamir Ursini e Iracema Ursini
Ricardo
Magda e Arlene
Mônica Ursini


José Luis (nosso voluntário de parceiro)

Em 2003 com o término do projeto, e com o sucesso de nossos atletas no xadrez:
Kézia Laiz, Juliane Yamamoto, Eduardo e Marcelo….continuamos o xadrez em uma garagem improvisada, na rua Alfaia Rodrigues(garagem da Dona Iracema).

Nos anos de 2002/2003 os professores Wlamir Ursini e Absalão Vieira de ALbuquerque,
começaram uma circuito escolar por série com 4 torneios sagrando-se campeão a UME.Pedro II, ficando em 2º lugar o Colégio do Carmo. (fizemos também um torneio com crianças especiais, em uma escola particular.
Nos anos seguintes começamos a participar de torneios feitos pelo Clube de Xadrez de Santos (Horácio Prol Medeiros e Carlos Alberto Sega), e logo fizemos uma parceria, juntando os torneios do Clube de Xadrez de Santos e do Grupo Caminho do Sol, criando assim o Circuito Metropolitano de Xadrez Escolar.
Nesses 20 anos, passaram pela ONG.Caminho do Sol cerca de 300 alunos, destes vários foram campeões paulistas e 11 campeões brasileiros!
Foram mais de 60 torneios em escolas públicas e privadas, várias simultâneas,
xadrez de chocolates, oficinas, …
A história do nosso grupo é um sucesso graças a parceria entre professores que descobrem e encaminham os futuros campeões como Wlamir Ursini, Renato Louzada, Mônica Ursini, Cris dos Baixinhos, e parceiros treinadores (enxadristas) que continuam o trabalho: Carlos Sega, Josep Ponec, Stefan Morgado….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: