Regulamento 2024

Regulamento do Circuito Escolar 2024

Etapas

Poderão ser realizadas de 15 de Março a 07 de dezembro. Haverá de 5 a 8 etapas no ano podendo ser por idade ou por ano escolar.

Categorias

Categorias por série: 1º ano (mf), 2º ano (mf), 3º ano (mf), 4º ano (mf), 5º ano (mf),6º e 7º (mf) e 8º e 9º (mf).

Inscrição

Poderão se inscrever crianças e adolescentes que atendam a idade requerida pelas categorias em disputa e recolham a respectiva taxa de inscrição individual de: R$ 25 para alunos de escolas públicas, R$ 35 para alunos de escolas particulares. Obs 1: As inscrições deverão ser realizadas até 1 dia antes do evento. Inscrições após este prazo serão consideradas somente para a 2ª rodada recebendo meio ponto. (A não ser que o folder da etapa especifique de modo diverso) Inscrições somente por depósito ou PIX.

Forma de disputa

As categorias serão disputadas pelo sistema suíço com no máximo 5 rodadas.

Obs: Em caso de até 6 participantes a disputa se dará pelo sistema schuring.
Podendo a organização optar por juntar a categoria com menos de 6 participantes com a categoria acima, mantendo a premiação por categorias.

Os jogadores serão emparceirados para a primeira rodada, respeitando o ranking metropolitano.

Rítmo de jogo

Será de 16 minutos para cada jogador.

OBS: A organização utilizará relógios somente nos minutos finais para não atrasar as rodadas. Caso algum jogador queira colocar desde o início será autorizado, desde que esteja jogando com as brancas ou os dois jogadores concordarem em qualquer categoria.

Critérios de desempate

O desempate nas categorias se darão respectivamente pelos seguintes critérios: Score Progressivo, Milésimos medianos, Milésimos totais.

Obs 1: Para o sistema shuringos critérios de desempate serão: Berger, maior n° de vitórias.

Obs 2: Caso persista o empate na decisão de troféu, far-se-á partida de desempate com 5 minutos por jogador com sorteio de cores. Se o mesmo persistir invertem-se as cores e joga-se uma partida de morte súbita (6 minutos para brancas, 4 minutos para pretas, em caso de empate pretas vencem). Neste caso , se não for disputa de primeiro lugar manterá a
ordem que sair do computador.

A pontuação das escolas serão a soma dos pontos de todos os enxadristas, mais um bônus
de 5 pontos a mais para cada campeão de categorias.
O critério de desempate entre as escolas/entidades será: maior n° de 1° colocados nas categorias, se persistir o empate vencerá o que obter o maior n° de 2° colocados e assim sucessivamente até que se determine o desempate.

Eliminação por ausência

Caso o inscrito não compareça será automaticamente excluído a partir da segunda rodada. Caso compareça no início e se ausente depois será automaticamente eliminado a partir da rodada em que se ausentou.

Regras da FIDE

As regras da FIDE serão aplicadas quando não divergirem deste regulamento.

OBS1: O jogador poderá portar celular desde que o mesmo se encontre desligado, qualquer som emitido acarretará a perda da partida.

OBS2: Considerando-se tratar de um torneio escolar serão considerados 2 lances irregulares para a perda da partida. (para a categorias 1º e 2º anos serão 3 lances irregulares)


Regulamento 2024
Regulamento do Circuito Aberto 2024

Etapas

Poderão ser realizadas de 15 de Março a 17 de dezembro. Haverá de 5 a 9 etapas no ano.

Inscrição

Inscrições serão aceitas para a primeira rodada até 24 horas antes do evento.
Inscrições após este prazo serão consideradas somente para a 2ª rodada recebendo meio ponto. (A não ser que o folder da etapa especifique de modo diverso) Inscrições somente por depósito ou PIX.

Forma de disputa

As categorias serão disputadas pelo sistema suíço com no máximo 5 rodadas.

Rítmo de jogo

Será de 21 minutos para cada jogador.

OBS: Os relógios serão de responsabilidade dos jogadores, caso nenhum dos dois jogadores não possuírem relógios, o jogo começará sem…e a organização colocará quando tiver disponível com o tempo restante.

Critérios de desempate

O desempate será respectivamente pelos seguintes critérios: Score Progressivo, Milésimos medianos, Milésimos totais.

Obs 2: Caso persista o empate far-se-á partida de desempate com 5 minutos por jogador com sorteio de cores. Se o mesmo persistir invertem-se as cores e joga-se uma partida de morte súbita (6 minutos para brancas, 4 minutos para pretas, em caso de empate pretas vencem).

Será considerado perdedor, o jogador que cometer 2 lances impossíveis (cada lance para valer obrigatoriamente o juiz terá que ser avisado).
Nos 5 minutos finais, o jogador que derrubar uma peça ou o relógio, mesmo sem querer, será considerado (infração), lance impossível .

Regras da FIDE

As regras da FIDE serão aplicadas quando não divergirem deste regulamento.

OBS1: O jogador poderá portar celular desde que o mesmo se encontre desligado, qualquer som emitido acarretará a perda da partida.